Criada delegacia que vai combater “fakenews” e outros crimes eletrônicos
O governador Camilo Santana (PT) sancionou na manhã desta sexta-feira (25) a criação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). A proposta de implantação do órgão havia sido encaminhada pelo Governo do Ceará no fim do mês de agosto para a Assembleia Legislativa, onde foi votada e aprovada pelos deputados estaduais.
“Acompanhando a evolução tecnológica e da conectividade no mundo, estamos criando uma delegacia exclusiva para reprimir crimes como fakenews ou aqueles que utilizam computadores e celulares para fazer extorsões, enfim. Essa delegacia vai trabalhar com tudo o que há de mais moderno, com tecnologia”, disse Camilo.
Camilo Santana anunciou que serão feitos todos os investimentos necessários. “De imediato o secretário (da Segurança Pública, Sandro Caron) e o delegado-geral (Marcus Rattacaso) estão autorizados a iniciar toda a estruturação para que possamos aprofundar e melhorar o combate aos crimes cibernéticos aqui no Estado do Ceará”, declarou.
A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos será integrada ao Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPE) a se encarregará da instauração de inquéritos e da investigação para a apuração da responsabilidade criminal pelo uso indevido de recursos tecnológicos de informação computadorizada, como dispositivos eletrônicos, softwares, redes de comunicação e seus similares.
CN7
Comentários
Postar um comentário